Cuidados com o bebê, Ecologia

Dica de Sustentabilidade: cuidando da pele do bebê

troca fralda

Olá mamães!! Começando a semana com mais uma dica da nossa colunista Beatriz Kats, da Green is Great. Aproveitem para conhecer os produtos lindos que tem a venda no site dela!

Hoje ela nos dá dicas saudáveis e naturais para cuidar da pele do bebe.

A pele dos bebês é muito sensível e o contato com produtos químico pode provocar reações alérgicas, irritações tanto na hora, ou ao longo do tempo, por efeito cumulativo. Por isso recomendamos usar o máximo possível de produtos e técnicas naturais nos cuidados dos primeiros anos de vida.

– ao invés de paninhos úmidos para limpar o bebê na troca de fralda, use paninhos fininhos feitos de algodão (dá para comprar a metro o próprio tecido de fralda e cortar paninhos); tenha vários e depois de usar, deixe junto com as fraldas (dica da semana passada) e lave na máquina no final do dia.

– um paninho (ou mais) usa para limpar e outro para secar. Não esfregue, somente vá passando devagarinho até que esteja bem seco.

Para lavar, pode usar somente água morna, deixando sempre uma garrafa térmica pronta no trocador, ou para peles mais sensíveis, use chá de camomila.

– deixe um potinho em baixo, para não molhar o trocador, ou ponha o chá da térmica no potinho e nele vá molhando o paninho (sem recolocar o pano no pote depois de usado, para não contaminar). Cuidado para não deixar o chá mais de um dia na térmica e mantê-la limpa.

– uma boa limpeza e boa secagem ajudam muito na prevenção de assaduras.

– para bebês mais gordinhos, quando é difícil secar as dobrinhas com paninho, pode usar secador de cabelo, sempre cuidando a temperatura (para não queimar o bebê) e não deixando ligado sem necessidade (para não desperdiçar energia);

– se precisar usar algum produto para ajudar a manter seco, pode usar um pouco de maizena, sem exagerar na quantidade nem na frequência e deixando longe do bebê para ele não aspirar nem colocar na boca;

– se a pele já está irritada, evite sabonetes químicos na hora do banho: a camomila também ajuda a acalmar a pele no caso de irritações e a aveia é uma ótima aliada também (pergunte a sua bisavó): pode por “um punhado” de aveia numa meia de seda, fazendo um saquinho fechado, põe água bem quente na banheirinha, com o saquinho dentro e deixa ali até a água esfriar e ficar na temperatura adequada para o banho. Depois dá banho normal nessa água de aveia.

 No começo, pode parecer que esses procedimentos dão mais trabalho do que usar um pano úmido, encher de pomada, etc.. mas logo se acostuma e vê que acaba sendo muito mais simples (alguma pomadas são horríveis de limpar) e econômico, além de saudável e ecológico seguir essas dicas.

Então, gostaram? Vamos aguardar o que ela terá de dica para nós na semana que vem!

Beijos!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s