Ecologia

Que planeta queremos deixar para nossos filhos?

desperdicio

Olá mamães! Hoje vamos começar nossas publicações semanais e a segunda-feira é dia de SUSTENTABILIDADE. Para isso, chamei uma amiga e parceira muito querida, que dedica sua vida a este propósito, despertar a consciência ecológica desde cedo – a Beatriz Kats. A Bia é bióloga e tem uma empresa de enxoval ecológico onde tudo é feito de maneira a agredir o menos possível o meio ambiente, desde a escolha do material até os meios de produção. Vale a pena conhecer o trabalho lindo dela através do site www.greenisgreat.com.br. Vamos então ver o que ela tem a nos dizer? Beijos e espero que gostem!

Atualmente se fala muito em sustentabilidade, mas é tanta informação e há conceitos tão amplos que acabam parecendo distantes do nosso dia a dia.

Por isso resolvemos falar aqui nesse assunto, já que temos uma parceria Mimando Mamãe e Green is Great e queremos muito que nossos filhos cresçam num mundo mais harmônico, saudável e pacífico.

Sabemos que as crianças aprendem muito pelo exemplo e as situações que vivenciam. Por isso é tão importante os pais prestarem atenção em como fazem as coisas no seu dia-a-dia.

Então, pense no que você faz e no quê você consome diariamente. Pergunte-se: Causo algum impacto negativo no ambiente? Qual? Tenho opção melhor, menos nociva? Qual? Meus filhos vão se beneficiar com os meus atos?

É só isso, bem simples.

Ficou na dúvida? Então aqui vamos começar a dar uma dicas para ajudar nesse processo de conscientização ecológica da família. O primeiro assunto vai ser o DESPERDÍCIO

A) Na mesa:

– ao servir o prato do seu filho, você enche de comida e o que ele não come vai para o lixo? Isso é desperdício, e você sabia que cerca de 20% de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado? Uma dica é começar a servir porções variadas, porém menores. E explicar à criança que na medida que for comendo, vai recebendo mais.

– ele come pouco, então prefere servir bastante para que ele coma ao menos o mínimo necessário? Sugestão faça ao contrário: pegue um prato maior e sirva aquilo que acha que ele deve comer. Ele vai ter a sensação, ou a impressão, que comeu pouco, já que o prato não estava cheio e você não vai precisar ficar “empurrando” mais comida.

– as folhas, talos, cascas de verduras que geralmente vão para o lixo também podem ser aproveitados. Experimente usar em sopas, refogados, purês. Fica nutritivo e gostoso. Alguns exemplos: folha de beterraba refogada com cebola (é só comer logo que faz que fica uma delícia), cabo do brócolis e couve-flor para fazer bolinhos, as batatas bem lavadas, podem ser usadas com a casca, poupa tempo de descascar e sobre mais tempo para brincar.

Semana que vem vamos falar sobre a hora do banho!

 E que tal uma receitinha rápida e saudável?

 DOCE DE CASCAS DE BATATA-DOCE

– 2 xícaras (300gramas) de cascas de batata-doce

– 1 xícara (150 gramas) de açúcar

– cravo e canela a gosto

Lavar as cascas de batata-doce e coloca-las para ferver em pouca água. Depois de fervidas, esmaga-las bem e levar ao fogo, acrescentando o açúcar e um pouquinho de água, somente para umedecer. Leve ao fogo brando e mexa até o doce se desprender do fundo da panela. Acrescente o cravo e a canela.

 Beijos e até segunda!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s