Parto

Vitória do parto humanizado!!!

nasci maisaFinalmente, boas notícias para as mamães e defensoras do parto humanizado!!

Foi publicada pelo Ministério da Saúde uma portaria que assegura às mamães o direito de segurarem em seu colo o seu bebê imediatamente após o nascimento, caso ele esteja em boas condições de saúde. Isso ainda pelos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde).

A portaria determina que o bebê deve ser colocado sobre o abdômen ou tórax da mãe, se ela assim o desejar. Esta é uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), que diz ainda que o bebê deve ser amamentado na primeira hora de vida. Esta recomendação é válida tanto para cesárea como para parto normal.

E não para por aí: a recomendação é que toda aquele procedimento de medidas, pesagem, vacinas e exames feitos após o nascimento, que, convenhamos, é uma agressão ao recém-nascido, seja feito somente depois da primeira hora de vida. Ufa!! Finalmente, não é, mamães? Afinal, será que o bebê encolhe, estica, engorda, emagrece nos primeiros minutos de vida?? E aquele primeiro banho dado nas maternidades, que lavam, esfregam, ensaboam, viram de um lado, viram de outro? Pra que? Deixem mãe e filho se cheirarem, se curtirem, se conhecerem…

Agora vem a melhor parte. O corte do cordão umbilical deve ser feito somente após ele parar de pulsar (guardando-se algumas exceções – estamos falando de mães e bebês saudáveis). Vitória!! Permitir que o recém-nascido continue a receber o oxigênio de sua mãe em seus primeiros minutos de vida, fazendo com que a transição da oxigenação umbilical para a pulmonar ocorra suavemente.

Esta é uma grande vitória para todos. É um primeiro passo na direção do parto totalmente humanizado e o fim das cesáreas eletivas. Vamos ver se será cumprida…

Quer ler a reportagem na íntegra? Acesse http://maternar.blogfolha.uol.com.br/2014/05/08/ministerio-da-saude-determina-que-bebe-deve-ir-direto-para-o-colo-da-mae/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s