Gravidez, Saúde da Mamãe

Algumas providências a tomar antes de engravidar

cegonhaBateu aquela vontade de aumentar a família? Pois saiba que é importante tomar algumas atitudes antes de encomendar o bebê. Quanto mais preparada estiver, maiores as chances de uma gravidez tranquila e um bebê saudável.
A primeira coisa que você deve fazer é marcar uma consulta com seu ginecologista. É ele quem dirá quais os exames que devem ser feitos antes da concepção, assim como as vacinas que devem ser tomadas. Algumas vacinas não são indicadas durante a gestação, mas é importante que a futura mamãe esteja protegida de algumas doenças que podem afetar o desenvolvimento do bebê. Vacinas com vírus inativos são seguras para o período gestacional, mas aquelas com o vírus ativo não devem ser aplicadas em gestantes.
Vá ao dentista
Quer um motivo para consultar um dentista? Uma má saúde bucal aumenta o risco de infecção bacteriana que pode ser associada com parto prematuro ou até mesmo pré-eclâmpsia. Então, tenha certeza de que você está com tudo em ordem e, claro, se tiver de fazer algum tratamento que inclua um raio-X, faça antes de engravidar!
Aumente seu nível de ácido fólico
A vitamina B ajuda a diminuir o risco de malformações do tubo neural e a espinha bífida. Esses tipos de malformações ocorrem logo no início do desenvolvimento do bebê, antes mesmo que muitas mulheres saibam que estão grávidas, por isso, os médicos recomendam que você aumente o consumo de ácido fólico antes mesmo de engravidar. O consumo de folhas verdes, que têm alto teor de vitamina do complexo B, são uma boa pedida. Atualmente as farinhas à venda nos supermercados já vem acrescidas de ferro e ácido fólico. Mas apenas o consumo de alimentos com essa vitamina não é o suficiente. Por isso, converse com seu médico sobre a necessidade de tomar a vitamina alguns meses antes de engravidar.
Diminua o consumo de cafeína
Se você começa seu dia com uma grande xícara de café ou costuma consumir muito refrigerante ou chás ricos em cafeína, talvez seja o momento de se livrar da substância. Não há um consenso sobre o quanto esse estimulante é seguro durante a gestação, mas especialistas concordam que quanto menos, melhor. Além disso, altos níveis de cafeína podem afetar na fertilidade, logo, cortar o estimulante pode ser um facilitador para que o casal engravide.
Aproveita para fazer aquela viagem…
Ama viajar? Sonha em conhecer algum lugar exótico? Vá agora antes que você tenha de pensar em cadeirinha do carro, porta-malas grande o suficiente para carregar carrinho, bercinho, banheirinha e várias malas. Além disso, viagens para lugares muito distantes ou com uma cultura diferente da sua, pode ser mais complicado quando você tem um filho.

Confira seus medicamentos
Alguns remédios são seguros e podem ser tomados durante a gestação, mas alguns não. Sem contar aqueles que ainda não têm os riscos calculados. Por isso, você pode precisar mudar seu tratamento médico, ou parar completamente, caso pretenda engravidar. Em alguns casos, pode ser mais perigoso não tomar os remédios, por isso, sempre fale antes com seu médico.

Fonte: Revista Pais e Filhos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s