Gravidez

Sintomas de gravidez

positivoQuando estamos tentando engravidar, ficamos de olho em cada alteração do nosso corpo, já imaginando que o tão sonhado momento chegou. Mas você sabe quais são os sinais de uma gravidez?

Muitas mulheres conhecem tão bem seu organismo que ao primeiro sinal já sabem o que está acontecendo, principalmente se já passaram por esta experiência antes. Mas para as tentantes de primeira viagem, alguns sintomas podem confundir. Então vamos lá!

1. Vontades e fome fora de hora

Este, sozinho, não é um sintoma muito confiável, pois você pode estar ansiosa, na expectativa de um resultado positivo ou influenciada por saber que este é um sintoma comum. Mas se sua fome aumentar repentinamente e tiver algum outro dos sintomas abaixo, sinal de alerta!

A vontade de comer pode aparecer em horários estranhos, como no meio da madrugada, na forma de um “buraco” no estômago que precisa ser preenchido de qualquer jeito.

2. Bicos dos seios mais escuros e veias muito aparentes

Quando o corpo se prepara para receber um bebê, os seios logo dão sinais de mudança. A aréola, região em torno do mamilo, começa a escurecer (o corpo se preparando para amamentar). Este escurecimento pode também indicar algum desequilíbrio hormonal, ou ser efeito de uma gravidez anterior. Se as veias dos seus seios, mãos ou pés estão aparecendo demais, pode ser sinal de gestação. Por isso, esteja atenta aos demais sintomas…

3. Sangramentos irregulares e cólicas

Se você estiver grávida, cerca de oito dias depois da ovulação, pode ser que você tenha pequenos sangramentos vaginais, como no início da menstruação, e um pouco de cólica. É um sinal de que o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero e que é eliminada a cada menstruação.

Muitas mulheres têm esse tipo de escape e têm certeza de que estão para ficar menstruadas, quando na verdade já estão grávidas.

4. Vontade de fazer xixi a toda hora

Uma vez que o embrião se implanta e começar a produzir o hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), você pode começar a precisar ir ao banheiro com mais frequência. Se você começar a acordar à noite para fazer xixi com mais frequência, pode ser um bom sinal.

5. Sono e cansaço

O sono excessivo é marca registrada do início da gravidez, embora não possa ser tomado como 100 por cento sinal de gestação se aparecer isolado, sem outro sintoma.

6. Seios inchados e doloridos

Se você estiver grávida, seus seios vão provavelmente ficar cada vez mais doloridos, mais ou menos como ficam logo antes de você ficar menstruada (ou seja, mais um sinal que confunde bastante com o período da TPM), talvez com um pouco mais de intensidade. Os mamilos também podem ficar mais sensíveis. Quando o organismo se acostumar aos novos níveis hormonais, o incômodo deve melhorar.

7. Alterações no paladar ou no olfato

Você pode começar a sentir um gosto metálico na boca, ou passar a não suportar mais o sabor do café ou de algum alimento de que normalmente gosta. Ou então passar a sentir cheiros que nunca tinha notado antes, e ficar incomodada com eles.

8. Enjoos

Com sorte, a náusea só vai aparecer algumas semanas depois da concepção. Mas não é incomum começar a se sentir enjoada antes mesmo do atraso da menstruação. O enjoo pode aparecer a qualquer hora do dia – e costuma piorar quando o estômago está vazio.

9. Atraso menstrual

Se você tem ciclos menstruais regulares e a menstruação está atrasada, vale a pena fazer um teste de gravidez. O atraso na menstruação é o sinal mais garantido de gravidez no caso de mulheres que têm ciclos regulares.

E por último…

10. Um teste de farmácia positivo

Se você obteve um resultado positivo num teste de gravidez de farmácia, feito com a urina, você deve estar mesmo grávida! O teste detecta a presença do hCG no organismo, e o hormônio só é produzido em caso de gravidez, exceto em casos raríssimos.

Às vezes o exame dá negativo porque foi feito cedo demais, por isso vale a pena esperar alguns dias e tentar de novo. Marque uma consulta com seu ginecologista para confirmar a gravidez. Ele provavelmente irá lhe pedir um exame de sangue e, caso dê positivo, uma ecografia transvaginal.

Com a confirmação da gravidez nas mãos é só curtir seu momento. E conte com a ajuda da Mimando Mamãe para isso. Parabéns!

Fonte: Baby Center

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s