Gravidez, Saúde da Mamãe

Cuidado com o sol!

cuidadosO verão está chegando e aquela vontade de se jogar em baixo do sol, deixar a brancura de lado e pegar aquele bronzeado de dar inveja começa a dar seus sinais. Mas se você está grávida, deve tomar alguns cuidados além daqueles já conhecidos.

Após o terceiro mês de gestação podem surgir no rosto algumas manchas escuras, chamadas cloasmas. Comumente localizadas nas bochechas, testa e buço, atingem de 50% a 70% das gestantes. Isto ocorre devido ao aumento na produção de hormônios e pela própria placenta.

Mas não é preciso deixar de tomar sol por causa disso, já que ele ajuda o organismo a absorver vitamina D. Basta que alguns cuidados extras sejam tomados. Escolha um bom filtro solar, hipoalergênico, adequado ao seu tipo de pele, que contenha proteção contra os raios UVA, que destroem as fibras de colágeno e elastina, causando as manchas. O FPS deve ser no máximo 35, pois protege e é seguro para o uso durante a gestação. Quanto maior o fator de proteção, mais substâncias químicas terá o filtro.

Aplique-o pelo menos duas vezes ao dia, 30 minutos antes de se expor ao sol. Use diariamente, mesmo que não esteja na praia ou ao ar livre. As manchas podem aparecer até mesmo pela exposição à radiação de lâmpadas ou à tela do computador.

Mas, se mesmo assim as manchas aparecerem, não se preocupe! Elas podem desaparecer após a gestação. Caso isso não ocorra, tratamentos com peeling,  sessões de laser, cremes e óleos são aliados no combate às manchas. O tratamento irá depender do grau de acentuação das manchas e deve ser iniciado após a amamentação.

Fonte: Revista Pais e Filhos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s