Parto, Saúde do bebê

O primeiro minuto é de ouro!

recem nascidoO primeiro minuto da vida de um bebê é fundamental. É de vital importância que o bebê respire bem ao nascer. O que pouca gente sabe é que 1 a cada 10 recém-nascidos necessita de ajuda neste momento, que deve ser rápida e precisa. Isto em bebês nascidos a termo. Nos prematuros o índice se eleva para 6. No Brasil cerca de 300 mil recém-nascidos por ano necessitam ser auxiliados para que o pulmão se encha de ar e para que o coração e toda a circulação sanguínea, inclusive a que se dirige ao cérebro, se adaptem a funcionar bem sem a placenta, fazendo a transição do útero para o mundo com qualidade.

As sequelas de uma primeira respiração ineficiente vão desde dificuldades no aprendizado até a morte. A boa notícia é que isso pode ser evitado, aproveitando-se o chamado Minuto de Ouro, que pode trazer mais qualidade para toda a vida, da infância à fase adulta! É importante que as famílias se informem se a maternidade está preparada para um auxílio qualificado à criança caso seja necessário, verificar se haverá pediatra na sala do parto. E mais importante: converse com seu obstetra ou parteira, peça que o cordão não seja cortado até que pare de pulsar. Enquanto pulsa, ele está oxigenando o cérebro do bebê, até que a respiração pulmonar seja estabelecida e o recém-nascido se adapte ao novo meio em que irá viver.

Em outubro deste ano, a SBP lançou a campanha nacional “Minuto de Ouro”, para alertar a sociedade sobre a importância dos cuidados com problemas respiratórios do bebê, imediatamente após o parto. O objetivo é diminuir o índice de mortalidade provocada por asfixia e conscientizar os hospitais sobre a importância de manter profissionais capacitados em reanimação de bebês logo após o nascimento. Além da presença de profissional capacitado em reanimação, a sala do parto deve estar equipada de instrumentos como fonte de oxigênio, ventilador mecânico manual, máscaras, adrenalina, entre outros.

Essas medidas poderão salvar a vida de muitos bebês

Fonte: SBP e Pastoral da Criança

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s