Cuidados com o bebê, Saúde do bebê

Teste do Pezinho é ampliado em São Paulo

pezinhoDesde o dia 25 de novembro o Teste do Pezinho no estado de São Paulo passa a incluir a detecção de mais duas doenças: a hiperplasia adrenal congênita – doença que afeta a glândula adrenal e que provoca uma deficiência de enzimas e consequente desequilíbrio hormonal – e deficiência de biotinidase – doença metabólica que se manifesta por distúrbios neurológicos, lesões na pele, convulsões e atraso no desenvolvimento.

Estas são consideradas doenças crônicas, genéticas e incuráveis, mas sua detecção e tratamento precoce, possibilitados pelo teste do pezinho, dão ao paciente a chance de ter uma sobrevida normal, com maior qualidade de vida e preservação da capacidade cognitiva.

O teste do pezinho, também conhecido como Triagem Neonatal, deve ser realizado entre o 3º e 7º dia de vida, o que garante um resultado de melhor qualidade. É feita uma picadinha no calcanhar do recém nascido para a coleta de sangue. O exame é gratuito nos postos de saúde e uma versão mais completa, abrangendo uma detecção maior de doenças, pode ser feito em laboratórios particulares. É o chamado “Teste do Pezinho Plus”.

O governo federal promete que até 2014 todos os estados brasileiros estarão realizando o mesmo teste do pezinho hoje disponível nos postos de São Paulo.

 

Fonte:g1.globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s