Cuidados com o bebê, Segurança

Que posição é segura para o bebê dormir?

dormir seguroHoje gostaria de falar sobre slings, modelos, modo de usar, etc. Mas uma conversa com uma colega me fez mudar o rumo dessa prosa. Vamos falar sobre posições para o bebê dormir. Muitas vezes nós, pais e mães, erramos não por negligência ou descuido, mas por falta de informação, esclarecimento. A mim, como Baby Planner, cabe trazer esta informação.
Afinal, que posição é segura para o bebê dormir?
Durante muito tempo acreditou-se que as posições de lado ou de bruços fossem seguras por evitarem que o bebê aspirasse o leite regurgitado. Hoje sabemos que a posição mais segura é de costas, com a barriguinha para cima.
A Síndrome da Morte Súbita do Lactente, também conhecida como “morte do berço”, está relacionada a posição na qual o bebê dorme. Sem explicação e totalmente inesperada, acontece em bebês saudáveis, do nascimento até 1 ano de idade. Nos Estados Unidos, cerca de 2500 bebês morrem ao ano dentro das características da síndrome. A maioria acontece durante o sono, à noite, mas também pode ocorrer no cochilo da tarde. E acontece com bebês que dormem de bruços ou de lado.
Na década de 90, campanhas passaram a orientar as mães a não colocarem seus filhos para dormir nestas posições e desde então a incidência deste tipo de morte caiu em torno de 50%.
Outros fatores como o fumo, o álcool e o uso de drogas durante e depois da gestação também contribuem para a ocorrência da morte súbita. Os casos também são mais frequentes em locais de clima frio. “Segundo o National Institute of Child Health and Human Development, dos EUA, os bebês negros são cerca de duas vezes e meia mais suscetíveis à síndrome do que os brancos. A morte súbita é mais frequente no sexo masculino. Os prematuros – com menos de 37 semanas de gestação -, os recém-nascidos com menos de 2,5 quilos, os gêmeos e irmãos de crianças que tiveram morte súbita também estão entre os que correm mais risco.” Fonte Hospital Albert Einstein.
O que fazer para evitar??
Colocar o bebê para dormir de barriga para cima, manter o berço sem brinquedos ou objetos que possam cobrir seu rostinho, usar um colchão firme, vestir o bebê com roupas leves, prender bem as cobertas de modo que os bracinhos fiquem livres e ele não escorregue para baixo do cobertor, não colocar a criança para dormir na cama com os pais, manter o quarto arejado e livre da fumaça de cigarro e assim que a amamentação estiver estabelecida – por volta do primeiro mês – oferecer a chupeta para o bebê adormecer. Ela serve de estímulo  e é um fator de proteção contra a morte súbita.
Como podem ver, são cuidados simples mas que podem salvar a vida de muitos bebês!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s